Cursos
Até Quinta-feira 29 Março 2018 - 17:00
Relação de inscritos
ADRIANA PATRICIA LOUREIRO GUIMARÃES |
ANA BEATRIZ FARAH |
ANDREA DA ROCHA DE PAULA |
BRUNA TOLONI MORENO |
CRISTIANE LARA |
DOUTOR FÁBIO ANTUNES DA SILVA |
EDINA MONICA SOBRINHO |
EDMILSON NASCIMENTO DE JESUS |
EDSON MENDES DE ARAUJO |
ELIEZETE BARBOZA DE LUNA FREIRE |
GIOVANI ALFREDO FELIPE DE OLIVEIRA |
KAUÊ TAVANO RECSKI |
LUANNA CAETANO MACIEL DE SOUSA |
LUCIANE PEREIRA DIAS |
MARIA CLARICE BENEDICTO CHRISOSTOMO |
RIDES DE PAULA FERREIRA |
Fornecer aos participantes conhecimentos básicos sobre as principais correntes e modelos de pensamento em ética e a aplicação desses preceitos às situações práticas da realidade.
O comportamento ético é indispensável a um ambiente socialmente sadio e à boa convivência entre pessoas e instituições. Para que os relacionamentos ocorram em clima de confiança e cooperação, os sentimentos morais e a ética devem se fazer presentes. No serviço público, onde os objetos de trabalho são de alta relevância para o bem comum, a preocupação ética se faz indispensável e, para isso, cumpre refletir sobre os seus princípios gerais e a aplicação dos mesmos.
Público-Alvo:
- Servidor público municipal jurisdicionado;
- membro de conselho social;
- cidadão comum;
- servidor de outra esfera de governo;
- servidor do TCM
Carga Horária
12 h
Total de Aulas
4
Instrutor
Antonio R Batista
Datas: 8/3, 15/3, 22/3, 29/3, 5ª feiras, das 14 às 17h.
Conteúdo Programático
1ª Aula
Etmologia de Ética e Moral
As condições do exercício moral e ético
Algumas referências clássicas
As grandes vertentes da modelagem ética
2ª Aula
Fundamentos dos modelos éticos de absolutos
Fundamentos dos modelos éticos conseqüenciais
Casos exemplares
3ª Aula
Interrelação entre Ética e Direito
Os códigos Deontológicos
Ética de Convicção e Ética de Responsabilidade
O campo de aplicação ética: legitimidade do ator ético X opção consequencialista.
4ª Aula (avaliação)
Apresentação de casos para avaliação em grupo
Metodologia de ensino
Aulas expositivas;
Apresentação de casos para análise em sala de aula;
Textos para leitura
Critérios de avaliação
Participação em aula;
Participação na apresentação final de trabalho em grupo.
Recursos físicos e didáticos
Sala de aula com quadro; recursos de computação e projeção;
Referências
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. 3ª ed. [Trad. Mário da Gama Cury.] Brasília: Universidade de Brasília, 1992.
WEBER, Max. A política como vocação. [1918] In GERTH, H. H. & MILS, Wright (Org.). Ensaios de Sociologia. Trad. Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Ed. Zahar Editores, 1963. Pág. 97 - 153.
SMITH, Adam. A Teoria dos Sentimentos Morais
KANT, Immanuel. A Crítica da Razão Prática
BENTHAM J., Os princípios das Leis e da Moral